17 junho, 2010

Aproveitando todos os retalhos - flores

Não sei vocês, mas eu morro de pena de jogar qualquer pedacinho de tecido, ainda mais aqueles mais lindinhos. Um dia, navegando pela net, achei o blog da Heather, e ela ensinava a fazer uma linda flor usando retalhos. Então eu fui fazer aa minhas flores. Fotografei pra mostrar como fiz:

Estes são os retalhos que candidatos a virarem flores. Precisam ser compridinhos, tipo "fitinhas". Sobra muito desse tipo de retalho quando a gente "refila" o trabalho de patch.
Eu dobrei a pontinha pra facilitar o acabamento. Aí prendi a linha. Repare que tem uma borda reta e outra que já está desfiadinha; esse lado desfiadinho fica pra fora, pois é o charme da flor.
Alinhavei toda a extensão do retalho e puxei, tal e qual um fuxico.

Puxa bem puxadinho, da um nozinho pelo lado de trás e pronto.
Eu sobrepus várias de vários tamanhos e fiz tic-tac, presilhas e broches. Ainda dá pra usá-las como enfeite em outros projetos. Eu, por exemplo, coloquei em algumas bonecas de pano que andei fazendo. Uma eu já postei, repara só na cintura da Laura laranjinha.
Mas você pode aplicar em qualquer lugar, fazer lembrancinhas ou dar de presente.

7 comentários:

  1. Oi Regina,
    Adorei esta idéia das flores. Obrigada por compartilhar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei tuas flores. Ficaram lindinhas.
    Bjks
    Silvia

    ResponderExcluir
  3. Muito legal sua ideia, seu blog está lindo com trabalhos fofos... bj

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito de teus trabalhos, simples fácil e de bom gosto.

    ResponderExcluir
  5. É verdade qualquer pedacinho de tecido, vira uma florzinha legal.

    ResponderExcluir
  6. Nossa eu hoje estava terminando de arrumar meus tecidos e recolhi uma sacola daquelas bem grandes só de retalhos bem pequenos, e assim como você fiquei com pena de jogar fora, disse a mim mesma vou arranjar um destino pra eles, e eis que encontrei, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Nossa eu hoje estava terminando de arrumar meus tecidos e recolhi uma sacola daquelas bem grandes só de retalhos bem pequenos, e assim como você fiquei com pena de jogar fora, disse a mim mesma vou arranjar um destino pra eles, e eis que encontrei, muito obrigada.

    ResponderExcluir